quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quer Melhorar a Sua Saúde? Aqui Vão Algumas Dicas:

Quero compartilhar com você um e-mail que recebi hoje de um amigo. O texto dá algumas dicas para uma vida mais saudável e longeva e, por achá-las bastante coerentes, úteis, práticas e em consonância com a temática deste blog, decidi por publicá-las.

Como a mensagem não especifica a fonte e verifiquei que este mesmo texto encontra-se publicado em sites diversos, assumo que o mesmo é de domínio público. Desta forma, não tendo como atribuir os créditos a quem de direito, parece-me prudente dizer que, caso a autoria seja do conhecimento de algum leitor deste blog – que queira compartilhá-la como os demais leitores – solicito-lhe a gentileza de mencioná-la em comentário a este post.

Agora, vamos às dicas:

1. Um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2. Salpicar canela no café mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.

3. Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro do que tem o pão branco.

4. Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina (segundo o Michaelis online: si.ni.gri.na -> sf Quím Glicosido cristalino das sementes de mostarda-preta). E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo eles têm.

5. Adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6. O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7. Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelhos, laranjas, amarelos, verdes, roxos e brancos em frutas e vegetais cria uma [rica] melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8. Comer pizza. Mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9. Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10. Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória. Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova. Leia um livro e memorize parágrafos.

11. Usar fio dental e não mastigar chicletes. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12. Rir. Uma boa gargalhada é um mini-workout, um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13. Não descascar com antecipação os vegetais ou frutas. Estes, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem ser consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14. Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15. Desfrutar de uma xícara de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16. Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17. Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18. Reorganizar a geladeira. As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19. Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20. E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:

a. Comer chocolate. Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

b. Pensar positivamente. Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

c. Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

d. Conhecer a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos. É exatamente o que diz certa frase de Sêneca:' 'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!


Obs.: Agradeço ao amigo Guto Rosa pelo envio deste texto.


Gostou desta postagem? Por favor, deixe um comentário e, caso esteja interessado em se aprofundar mais neste assunto, sugiro a seguinte leitura:
Ethel Novelli
Esta obra visa divulgar as pesquisas realizadas no âmbito de mecanismos de toxicidade envolvendo radicais livres, formação de lipoperóxidos, alterações metabólicas e lesões teciduais. Objetiva-se também a identificação de terapia com o intuito de obter o equilíbrio bioquímico e a recuperação funcional de tecidos lesados. Embora complexos, os temas abordados - enzimologia e metabolismo, radicais livres e estresse oxidativo - são tratados de maneira simples estabelecendo vínculos entre as pesquisas básicas aplicadas. Mecanismos bioquímicos de diversas complexidades, associados ou não à indução de patologias, são enfocados de maneira a permitir sua aplicação no cotidiano. Nesta edição são estudados os mecanismos que determinam a importância da adequada ingestão alimentar, dietas e atividades físicas na manutenção da saúde. A associação entre estresse oxidativo, sinalização celular e alterações metabólicas justificam o estudo dos antioxidantes. Vale lembrar a elevada incidência de obesidade, síndrome metabólica e inúmeras repercursões sistêmicas, como dislipidemia, aterosclerose, e alterações cardiovasculares.


Leia também:

domingo, 26 de outubro de 2008

Aprenda a Usar 'O Poder do Suconsciente' a Seu Favor

Há muito tempo me fascinam os estudos sobre a mente humana. Com os avanços da física quântica e sua subseqüente popularização – com terminologia acessível ao grande público – em livros e filmes como ‘Quem Somos Nós?’, por exemplo, tem se tornado cada vez mais simples a compreensão dos mecanismos através dos quais a realidade física torna-se manifesta em nossas vidas a partir dos chamados ‘cordões’ de energia e informação.

O ‘materialismo’, no sentido científico do termo, há muito deixou de ser visto como a única forma de realidade possível, conforme demonstrado por Einstein e Max Planck quando estes foram laureados – em 1918 – com o Prêmio Nobel de Física. Em seu discurso – ao receber o prêmio – Max Planck disse que ‘não existe matéria’. E, certamente, ele tinha todas as credenciais necessárias para ser levado a sério em sua afirmação.

Tudo o que existe no mundo físico tem origem metafísica através do pensamento. Quero, com as onze afirmações abaixo, compartilhar com você, alguns conceitos do Dr. Joseph Murphy – publicados em seu livro ‘O Poder do Subconsciente’ – sobre como o subconsciente humano pode ser treinado para trazermos à nossa realidade aquilo que desejamos. Descrevo, a seguir, os principais pontos do segundo capítulo deste excelente livro.

1. Pense no bem e o bem se seguirá. Pense no mal e o mal se seguirá. Você é aquilo que pensa no decorrer de todos os seus dias.

2. O seu subconsciente não discute com você: aceita o que a sua mente consciente determina. Embora possa ser verdade, nunca diga que "isto está além das minhas posses." Procure um pensamento melhor e afirme que "comprarei isso, prometo a mim mesmo".

3. Você tem o poder de escolher. Escolha saúde e felicidade. Você pode escolher a cordialidade ou preferir ser antipático. Escolha ser prestativo, alegre, cordial e simpático que todo o mundo lhe corresponderá. Esta é a melhor maneira de desenvolver uma personalidade admirável.

4. A sua mente consciente é a "sentinela no portão". Tem como principal função proteger o subconsciente das impressões falsas. Procure acreditar que algo de bom vai acontecer e está acontecendo agora mesmo. O seu maior poder é a sua capacidade de escolha. Escolha a felicidade e a abundância.

5. As sugestões e afirmações de outros não têm poder para prejudicá-lo. O único poder é a ação do seu próprio pensamento. Você pode escolher a rejeição dos pensamentos e afirmações dos outros. Você tem o poder de escolher como reagirá.

6. Tome cuidado com o que diz. Você terá que prestar contas por cada palavra irresponsável. Nunca diga "vou fracassar; perderei meu emprego; não posso pagar o aluguel". O seu subconsciente não sabe identificar uma piada. Faz com que todas essas coisas se tornem verdades.

7. A sua mente não é voltada para o mal. Nenhuma força da natureza o é. Tudo depende de como você usa os poderes da natureza. Use a sua mente para fazer felizes, beneficiar e inspirar todas as pessoas à sua volta.

8. Nunca diga que não pode fazer alguma coisa. Supere o seu temor, substituindo-o pela seguinte afirmação: "Posso fazer todas as coisas, através do poder da minha mente subconsciente."

9. Comece a pensar do ponto de vista das eternas verdades e princípios da vida e não do ponto de vista do medo, da ignorância e da superstição. Não deixe que os outros pensem por você. Escolha os seus próprios pensamentos e tome as suas próprias decisões.

10. Você é o capitão da sua alma (subconsciente) e o senhor do seu destino. Lembre-se: você tem a capacidade de escolher. Escolha a vida! Escolha o amor! Escolha a saúde! Escolha a felicidade!

11. O que quer que sua mente consciente acredite ser verdade o seu subconsciente aceitará e fará com que se transforme em verdade mesmo. Acredite na boa fortuna, na orientação divina, na ação correta e em todas as bênçãos da vida.


Interessado neste tema? Aprenda mais:


Joseph Murphy
Neste livro, o Dr. Joseph Murphy nos mostra como o pensamento e a imaginação habituais moldam, ajustam e criam nosso próprio destino, pois o homem é o que pensa em seu subconsciente. A partir disto, o autor nos ensina como utilizar este poder para adquirir prosperidade, conquistar amor e felicidade e descobrir uma nova força interior.





Quem Somos Nós? - Quantum Edition - Edição de Colecionador 4DVDs - DVD4

Depois do sucesso dos DVDs anteriores da série, finalmente chega a versão definitiva deste documentário que conquistou o Brasil. Além de mais de 6 horas de empolgantes entrevistas e da edição original do filme exatamente como foi lançada nos cinemas, você tem acesso à impressionante versão "Quantum" de "Quem Somos Nós?", com 200 minutos adicionais - totalizando 310 minutos de filmes. No total, são mais de 13 horas em 4 DVDs repletos de material inédito, para uma exploração muito mais profunda e reveladora das perguntas essenciais: de onde viemos? Para onde vamos? Quem somos nós? Continue abrindo a sua mente. Afinal, até agora, a revolução na sua vida estava apenas começando.

Leia também:

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dica de Leitura: Teste Seu Potencial de Crescimento

Liberar o potencial que existe dentro de você e que você sequer sabia que existia pode ser uma tarefa que o levará a fazer mais, viver mais intensamente e ser mais do que é atualmente.

No livro Teste Seu Potencial de Crescimento, da série Teste, da editora Publifolha, você encontrará formas de entender o seu potencial e quais são as maneiras para liberá-lo. Leia abaixo um teste para avaliar a sua auto-estima e os seus efeitos na sua vida.

Fontes de auto-estima e seus efeitos:

Veja o que pode acontecer quando você se sente valorizado ou desvalorizado por si próprio ou por pessoas queridas. Cada quadrante apresenta uma série de reações típicas.

O que eu acho de mim:

  • Você é legal: Auto-estima saudável -> Confiante, diligente, comporta-se construtivamente.
  • Você não é legal: Auto-estima em conflito -> Sente-se rejeitado, na defensiva, rebelde.
O que os outros acham de mim:
  • Eu sou legal: Baixa auto-estima -> Satisfaz os outros, sente-se inferior, não considera os elogios recebidos.
  • Eu não sou legal: Auto-estima muito baixa -> Adia o que precisa ser feito, sente-se sem esperança, alienado.

> Numa semana normal, que porcentagem de tempo você fica em cada quadrante?
> Você quer mudar alguma coisa em qualquer um dos quadrantes?
> Que opções você imagina que possibilitem a mudança?


Teste Seu Potencial de Crescimento, mostra ainda como é possível compreender as armadilhas dos processos mentais que impedem a satisfação e bloqueiam o potencial, situar-se em relação às suas potencialidades, estabelecer metas, opções e planos para realizar seus objetivos e formas de ser confiante.

Liz O’neill
Fornece ao leitor testes e perguntas dirigidas para identificar obstáculos ao aprendizado e à mudança. Este livro apresenta uma proposta para avaliar a realização pessoal e profissional, identificar o que falta para crescer e conseguir realizar o melhor de si. Os resultados fornecem parâmetros para avaliar desempenho e capacidade em cada um dos temas discutidos.



Outros títulos da mesma série: Teste Sua Capacidade de Liderança, Teste Sua Resistência ao Estresse, Teste Suas Competências Pessoais e Teste Seu Estilo de Administração:



Teste sua Capacidade de Liderança:
Brian O’neill
Oferece ao leitor testes e perguntas dirigidas para avaliar seu desempenho em funções de liderança, motivação e coordenação de equipes. O objetivo deste livro é fornecer um modelo exclusivo para a construção de uma liderança eficaz de acordo com suas características, necessidades e aspirações.



Traz para o leitor testes e perguntas dirigidas para identificar causas de desgaste em sua rotina, oferece estratégias para evitar situações estressantes e diminuir seus efeitos. O objetivo deste livro é ajudar a montar um plano de proteção contra o estresse e fazer o tempo render mais.



Teste seu Estilo de Administração:
J. Wilson
Oferece ao leitor testes e perguntas dirigidas para identificar pontos fortes e fracos em questões como liderança motivação delegação e comunicação.O objetivo deste livro é repassar as habilidades profissionais e pessoais necessárias hoje aos gerentes e ajudar a desenvolver um estilo de administração adequado e eficaz.Os resultados dos testes darão parâmetros para avaliar desempenho e capacidade e cada um dos temas discutidos.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Segredo Além de 'O Segredo'

Você já deve - pelo menos - ter ouvido falar a respeito do livro ou do filme homônimo 'O Segredo'.

Joe Vitale
O que fazer se você já compreendeu o poder da Lei da Atração, segredo fundamental para o progresso pessoal, e ainda assim o universo continua a não conspirar a seu favor? Falta-lhe "a chave" para abrir seu caminho para o sucesso, bloqueado por idéias negativas do seu subconsciente. Uma das estrelas do filme 'The Secret', de Ronda Byrne, o dr. Joe Vitale, que evoluiu de menino sem-teto a profissional de negócios bem-sucedido, ensina, no lançamento 'A Chave - O Segredo que Faltava para Você Atrair Tudo o Que Quiser', dez técnicas de libertação capazes de afastar os pensamentos negativos que sabotam seus pedidos, eliminar os bloqueios de energia e pacificar a existência, abrindo as portas do universo para concretizar seus desejos.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

A Casa do Tesouro Dentro de Você

Apresento aqui um breve sumário de algumas das idéias preconizadas pelo Dr. Joseph Murphy no capítulo I (“A Casa do Tesouro Que Está Dentro de Você”) do seu célebre livro “O Poder do Subconsciente”:

1. A casa dos tesouros está dentro de você. Olhe para dentro de si em busca da resposta que seu coração procura.

2. O grande segredo possuído pelos grandes homens de todas as épocas foi a capacidade de entrar em contato com a mente subconsciente e libertar os poderes desta. Você pode fazer o mesmo.

3. Seu subconsciente tem resposta para todos os seus problemas. Se você sugerir ao seu subconsciente, antes de dormir, que deseja acordar às seis horas da manhã, ele o acordará na hora exata.

4. Sua mente subconsciente é a construtora de seu corpo e pode, portanto, curá-lo. Adormeça todas as noites com a idéia de saúde perfeita e seu subconsciente, sendo seu servo fiel, lhe obedecerá.

5. Cada pensamento é uma causa e cada condicionamento é um efeito. Se você deseja escrever um livro ou uma peça maravilhosa ou falar melhor em público, transmita a idéia com amor e sensibilidade à sua mente subconsciente e ela responderá de acordo. Você é como um capitão no comando de um navio. Ele deve dar as ordens certas. Da mesma forma, você deve dar as ordens certas (pensamentos e imagens) ao seu subconsciente, que controla e governa todas as suas experiências. Nunca use as palavras “não posso ter” ou “não posso fazer”. Sua mente subconsciente toma as suas palavras ao pé da letra e cuidará para que não tenha o dinheiro ou a habilidade para realizar o que deseja. Afirme sempre: “Posso fazer todas as coisas com o poder do meu subconsciente.”

6. A lei da vida é a lei da fé. Uma fé é um pensamento em sua mente. Não creia em coisas que o prejudiquem ou molestem. Creia no poder do seu subconsciente para curá-lo, inspirá-lo, fortalecê-lo e fazer com que prospere. E isso ocorrerá segundo a sua fé.

7. Mude os seus pensamentos e mudará o seu destino.

Livros do Dr. Joseph Murphy Disponíveis na Livraria Osório:

Auto–sugestão: Afirmações Positivas Para Atrair Prosperidade

Depois de ler um e-mail do Dr. Joe Vitale ensinando técnicas de limpeza emocional relacionadas ao que ele se refere como "The Missing Secret" (ou ‘O Segredo Perdido’, em português), achei interessante disponibilizar, neste espaço, algumas dicas de afirmações para atrair prosperidade. Conforme mencionei em meu último artigo, disponibilizarei – oportunamente – informações a respeito dessas e de outras técnicas necessárias para que se possa alcançar objetivos. Neste momento, entretanto, quero dar seqüência ao tema já iniciado, apresentando um modelo de pensamento que certamente o(a) ajudará a se manter focado(a) naquilo que, de fato, você tem a intenção de manifestar em sua realidade.

As afirmações abaixo, desde que repetidas com regularidade e confiança, certamente constituem um importante mecanismo de auxílio à tarefa de se manter pensamentos positivos, saudáveis e construtivos. Tenha uma ótima leitura e uma existência magnífica:

1. Sou um Ímã que atrai riqueza. Todas as formas de prosperidade chegam a mim.

2. Penso que mereço as melhores coisas da vida.

3. Onde quer que eu trabalhe, sou profundamente admirado e bem-remunerado.

4. Hoje é um dia maravilhoso. O dinheiro chega a mim tanto de maneiras previstas como inesperadas.

5. Tenho escolhas ilimitadas. As oportunidades estão por toda parte.

6. Acredito que estamos aqui para nos abençoarmos e nos ajudarmos a prosperar. Esta crença se reflete em todos os meus atos.

7. Ajudo os outros a se tornarem prósperos e a Vida me devolve esta ajuda de formas extraordinárias.

8. Amo o trabalho que faço e sou bem-remunerado por ele.

9. É um prazer lidar com o dinheiro que ganho. Poupo uma parte e gasto outra.

10. Vivo num Universo de amor, abundância e harmonia, e agradeço por isso.

11. Desejo me abrir para a prosperidade ilimitada que existe em toda parte.

12. Uso o dinheiro que ganho em coisas que me fazem feliz. Deixo a maior prosperidade possível entrar em minha vida.

13. Irradio sucesso e prosperidade onde quer que eu esteja.

14. A Vida satisfaz todas as minhas necessidades com grande abundância. Confio na Vida.

15. A Lei da Atração só traz coisas boas para a minha vida.

16. Mudo os pensamentos de pobreza em pensamentos de prosperidade, e as minhas finanças refletem essa mudança.

17. Alegro-me com a segurança financeira que é uma constante em minha vida.

18. Quanto mais sinto gratidão pela riqueza e abundância em minha vida, mais motivos descubro para agradecer.

19. Expresso gratidão por todo o bem que há em minha vida. Cada dia traz novas e maravilhosas surpresas.

20. Pago minhas contas com amor e me alegro ao preencher cada cheque. A abundância flui livremente através de mim.

21. Neste exato momento, há muita riqueza e poder ao meu dispor. Escolho sentir que os mereço.

22. Mereço o melhor e aceito o melhor agora.

23. Liberto-me de toda resistência ao dinheiro e permito que ele flua alegremente para minha vida.

24. O meu bem chega de todas as partes e de todos.

25. A Vida satisfaz todas as minhas necessidades com grande abundância.

26. Confio na Vida.

Descubra as muitas maravilhas que a prática de algumas simples afirmações poderá manifestar em sua vida com a autora de diversos best sellers, Louise Hay:


O Poder das Afirmações Positivas

"Como você está se sentindo agora? Bem, mal? Gostaria de se sentir melhor? Quais são os pensamentos que fazem você se sentir bem? Você se sente feliz e olha o futuro com confiança? Não deixe que os sentimentos de tristeza, raiva, medo e culpa dominem sua mente. Você pode deter-se neles e continuar sofrendo, ou pode desviar seu pensamento para aspectos agradáveis e prazerosos, afirmando com uma convicção cada vez mais forte as coisas boas que deseja atrair para sua vida. Este livro vai lhe mostrar que fazer afirmações é escolher conscientemente certos pensamentos que vão gerar resultados positivos no futuro. Posso lhe garantir que as afirmações vão mudar seu modo de pensar e podem produzir verdadeiros milagres em sua vida."


Uma Breve Resenha Sobre o ‘Desejo’

Acredite – com todo o seu coração – que você fará aquilo que está predestinado a fazer, ou seja, a sua missão de vida. Quando a sua mente tiver adquirido o hábito de manter imagens alegres, felizes e prósperas, não encontrará subsídios para formar o hábito oposto e desfavorável para atrair para a sua realidade aquilo que você deseja.

Não importa quão improvável ou distante a realização de seus desejos possa parecer ou quão nebulosas sejam as suas perspectivas. Se você conseguir visualizar os seus objetivos com vivacidade, tenacidade e persistência, eles – progressivamente – se manifestarão em sua realidade. Mas é necessário que você cultive um ‘desejo ardente’ e não apenas uma imagem esmaecida e desinteressante para que o seu objetivo não caia no abandono e desapareça sem a sua efetiva concretização.

Todavia é somente quando mesclado com emoção, fé e persistência que o desejo ardente passa a ter a sua manifestação viável e factível. É importante que você pense e fale apenas sobre aquilo que deseja que se transforme em sua realidade.

A fé é a substância das coisas desejadas. Ela é o esboço da realidade propriamente dita; a substância real e não meramente uma imagem mental. Tudo o que você acreditar que possa acontecer a você tem uma força criativa imensa. Portanto – na medida do possível – todos os seus pensamentos devem ser encaminhados na direção de sua vida finalidade última.

Mantenha a convicção de que tudo o que se manifesta hoje em sua realidade foi, invariavelmente, criado em sua mente. Existem dois modelos através dos quais a mente manifesta a sua realidade: por ‘design’ (com um propósito pré-definido) ou por ‘default’ (de forma automática). Em textos que postarei oportunamente, explicarei de maneira detalhada como funcionam esses mecanismos e darei dicas de ferramentas que você poderá utilizar para evitar (ou eliminar) as negatividades que interferem no processo de manifestação de seus desejos, bem como importantes indicações bibliográficas sobre este tema.

Dica de Leitura - Biografia de Warren Buffett

As Lições do Maior Investidor da História:

A aguardada biografia de Warren Buffett expõe a construção da maior lenda das finanças de todos os tempos. Um homem que conseguiu multiplicar a fortuna em meio às piores crises.

Warren Buffett pisou pela primeira vez as calçadas de Wall Street quando era apenas um garoto de 10 anos. Ele partiu em viagem com seu pai da pacata Omaha, no meio-oeste americano, com destino a Nova York para comemorar seu décimo aniversário. Como presente, o pequeno Buffett quis conhecer três lugares — uma fábrica de selos e moedas, outra de trens de brinquedo e, algo bem incomum para um menino de sua idade, a bolsa de valores. Uma cena em especial marcou sua vida dali em diante, um encontro inesperado com um dos homens mais poderosos de Wall Street, Sidney Weinberg, o então presidente do banco Goldman Sachs. Weinberg colocou as mãos em seu ombro e perguntou: “De que tipo de ação você gosta, Warren?” Nos anos seguintes, Buffett dedicou-se obstinadamente a encontrar a resposta. O resultado é uma das estratégias de investimento mais bem-sucedidas e reverenciadas de toda a história. Warren Buffett, hoje um senhor bonachão de 78 anos, tornou-se uma máquina de ganhar dinheiro sem par. Seu sucesso, mantido em mais de meio século de altos e baixos do mercado, virou lenda — uma lenda que ele soberbamente mantém atual. Uma de suas cartadas mais recentes — e surpreendentes — salvou o Goldman Sachs, outrora presidido por Weinberg, de ser engolido pela maior crise financeira das últimas décadas. No final de setembro, Buffett investiu 5 bilhões de dólares no Goldman. Provar que essa aquisição foi mais um tiro certeiro será um dos maiores desafios de sua carreira. Seus ensinamentos, baseados em puro bom senso, surgem como luz num momento especialmente sombrio e incerto do mercado financeiro.

O sucesso acumulado durante décadas transformou Buffett numa espécie de ídolo dos investidores. Todos os anos a concorrida convenção de acionistas de sua holding — a Berkshire Hathaway, que possui participações de empresas como Coca-Cola e American Express — tira a cidade de Omaha de seu marasmo interiorano, num evento tão catártico que as pessoas se referem a ele como um Woodstock do mundo dos negócios. A multidão aumenta ano após ano e, em maio de 2008, reuniu mais de 50 000 visitantes. Quem espera encontrar um típico barão de Wall Street com um terno bem cortado pode se surpreender com um sujeito com a gravata e os cabelos desalinhados e que parece se divertir com a própria popularidade. O maior investidor-celebridade do planeta já cantou em frente à platéia da convenção de acionistas da Berkshire, apareceu em duas novelas americanas (a mais recente delas, em março deste ano, no papel dele mesmo) e por diversas vezes pôs a leilão a chance de almoçar ou jantar com ele no popular site eBay (em todas elas, destinou o próprio cachê milionário a causas filantrópicas). O fascínio que Buffett desperta arrasta uma legião de seguidores que se autoproclamam “buffettologistas”, além de uma lista infindável de livros sobre seu estilo de investimento. “Para seu deleite, ele sempre se manteve no noticiário”, diz Alice Schroeder, a ex-analista de investimento que escreveu a biografia Snowball, lançada no dia 29 de setembro nos Estados Unidos. “Mas poucas pessoas puderam conhecê-lo de verdade.”

Alice é uma delas. Durante os cinco anos que levou para escrever Snowball (“Bola de neve”, em português, uma metáfora da capacidade de Buffett de fazer com que dinheiro chame mais dinheiro), ela teve acesso privilegiado ao investidor — o que distingue drasticamente seu livro das dezenas de livros já publicados sobre Buffett. A obra, que será lançada em português em novembro pela editora Sextante, mostra pela primeira vez como os princípios de seu estilo de investir foram moldados desde a infância. Um dos principais surgiu por influência de seu pai, Howard, dono de uma pequena empresa de investimentos em Omaha. O precoce Buffett desde muito jovem batizou-o de inner scorecard. Numa tradução livre, trata-se de algo como um “placar interno”, capaz de fazer com que alguém tome decisões baseadas apenas em suas convicções e isentas da influência de outras pessoas. Mais tarde, esse princípio foi aprimorado com seu professor Ben Graham, na Universidade Columbia, em Nova York. Com Graham, que se tornou também seu primeiro e único chefe, Buffett aprendeu a ver o mercado financeiro como Mr. Market, um sujeito temperamental que oferece ações a preços que não fazem sentido e que, de tempos em tempos, dá a chance de comprar barato e vender caro. (A devoção ao pai e ao guru Ben Graham era tanta que ele batizou seu primogênito de Howard Graham Buffett. Apesar das “credenciais”, Howard Graham nunca se interessou pelo mercado financeiro e decidiu cuidar de uma fazenda e dedicar-se a causas ambientais.) A lógica por trás desse distanciamento fez com que Buffett preferisse continuar morando na distante Omaha, a cerca de 2 000 quilômetros do centro financeiro de Nova York, quando decidiu montar sua empresa de investimentos, aos 26 anos. A determinação em seguir apenas as próprias convicções forjou uma de suas frases mais célebres: “Nunca ouço analistas. Wall Street é o único lugar onde pessoas que andam de Rolls-Royce tomam conselhos de quem anda de metrô”. O resultado é um dos princípios básicos do estilo de Buffett: a imunidade ao efeito manada, que o faz ignorar muitas vezes o frisson do mercado e a tomar decisões que contrariam o senso comum.

Fonte: Portal Exame – 03/10/2008 (Por Cristiane Mano).

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dez Dicas Para o Crescimento Pessoal

1. Estabeleça objetivos claros e específicos, e ponha-os no papel. Dizer que quer ganhar mais dinheiro e ter mais tempo livre, por exemplo, não é um bom objetivo. Ou melhor, ele é claro, mas não é específico. Quanto dinheiro você quer ganhar? Até quando? Quanto tempo livre quer ter? Visualize seu objetivo de maneira clara e específica e ponha-o no papel, pois isso o obriga a concentrar seus esforços em busca de resultados, em vez de dispersá-los.

2. Sonhe, mas mantenha os pés no chão. É importante ser realista. A melhor receita para ter úlcera, stress e depressão é obrigar-se a atingir objetivos inalcançáveis, ou num espaço de tempo curto demais. Por isso é importante manter sempre aguçado seu senso de realidade. Uma pesquisa realizada recentemente pela revista INC., entre os presidentes e CEO’s das 500 empresas que mais cresceram o ano passado nos EUA, mostra que cerca de 40% dos entrevistados não tinha planejado seu sucesso. Empresários que multiplicaram seu faturamento em até 20 vezes num ano disseram que estavam tão ocupados trabalhando que não tinham notado seu crescimento fantástico. Sonhar é bom, principalmente para quebrar paradigmas e visualizar novas realidades, mas, depois de feito isso, trabalhar geralmente é bem mais produtivo.

3. Faça revisões constantes. Precisamos relembrar, de tempos em tempos, o que, exatamente, estamos perseguindo. Afinal, quem disse que você é obrigado a seguir até a morte um objetivo só porque você mesmo o estabeleceu há alguns meses? A vida muda, as coisas mudam. Seus objetivos também podem mudar, por que não? Só não use isso como desculpa para desistir. Suas revisões devem servir para reforçar sua visualização do sucesso, bem como mostrar os resultados já atingidos e o que ainda resta por fazer. Quando as coisas vão mal, revisões podem lhe dar insights interessantes, além de relembrá-lo do seu sonho, reforçando pensamentos positivos. Quando as coisas vão bem, não existe nada mais motivador do que uma revisão do seu plano de ação, também reforçando pensamentos positivos.

4. Não desperdice recursos. Todos temos a tendência a ser centralizadores, principalmente com tarefas importantes. Somos pessoas de ação, senão não teríamos chegado até aqui. O problema é que, muitas vezes, tentamos reinventar a roda. Como queremos resolver tudo, esquecemos que muitas vezes pode existir alguém que já passou pela mesma situação - e com sucesso. Da próxima vez que estiver ‘empacado’, saia do escritório e vá fazer perguntas. Vá à biblioteca, navegue pela Internet, entre em uma lista de discussão. Estamos na era da informação, aproveite e use-a!

5. Priorize atividades mais importantes. Quem já estudou administração da produção sabe que, através de sistemas do tipo CPM - Critical Path Method (Método do Caminho Crítico) – podemos separar qualquer objetivo em subgrupos de atividades menores. Algumas dessas atividades são chamadas de críticas porque, se atrasarem, põem em perigo e atrasam o projeto inteiro. Já outros fatores podem ser deixados, sem problemas, para o último instante. Descubra quais são as atividades mais importantes para atingir seus objetivos e dê-lhes prioridade total. Aqui também se aplica a lei de Pareto: 80% dos seus resultados geralmente são conseguidos através de 20% do seu tempo e 60% de esforço. Melhore a qualidade desses esforços e você vai estar bem mais perto do sucesso.

6. Não tome atalhos. Sucesso é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Levam-se dez anos para fazer sucesso da noite para o dia. Sempre que ler a história de alguém que se deu muito bem, em qualquer atividade humana, preste muita atenção. Em 100% das vezes, sem exceção, você vai ver que essas pessoas estavam dando duro há muito tempo. Se os atalhos fossem os melhores caminhos, não teríamos estradas e nem avenidas. Na Internet, quem pega atalhos acaba se dando mal lá na frente.

7. Resolva seus problemas agora. Colocar a cabeça num buraco e esperar o perigo passar geralmente só aumenta o tamanho do problema, piorando a situação. Retorne rapidamente seus e-mails e telefonemas. Escreva já aquela carta e fique livre daquele peso o resto do dia. É a melhor maneira de aumentar sua produtividade e dormir tranqüilo.


8. Respeite sua intuição. Sobrecarregados de informação, atolados até o pescoço em números, gráficos e relatórios, pressionados constantemente a tomar decisões rápidas… A verdade é que é difícil ser totalmente racional nessas situações. A intuição, muitas vezes, nos manda recados sutis de algumas coisas que não percebemos conscientemente. Ouça-a com cuidado, principalmente ao lidar com pessoas. Não precisa ser radical, chegando ao preconceito ou ao esoterismo. Mas, quando lhe der aquele friozinho na barriga, ou aquela ‘vozinha’ lá no fundo lhe sussurrar algo, preste muita atenção. Afinal, não é um estranho mandando um recado. É você mesmo!

9. Pensamento positivo. Você acha que o Michael Schumacher coloca gasolina de 2ª categoria na sua Ferrari? Então como você acha que nosso cérebro pode trabalhar eficientemente com todo o tipo de lixo que recebemos diariamente? Existem maneiras de melhorar a qualidade do seu combustível intelectual. Limite a quantidade de leitura negativa ou programas negativos de televisão. Leia mais histórias de sucesso, coisas engraçadas, fitas inspiradoras ou motivacionais. Sua atitude para alcançar o sucesso é a melhor ferramenta que você tem em suas mãos, por isso faça do sentir-se bem uma de suas mais altas prioridades.

10. Siga seu plano - é hora de ação! O sucesso requer equilíbrio entre planejar e fazer, entre o teórico e o prático. Uma vez identificada a maneira de alcançar seus objetivos, deixe de lado a indecisão. Muitas vezes a diferença entre quem sonha com o sucesso e aqueles que o alcançam, está simplesmente na consistência de seus atos. Pequenos passos e ações que, somados, separam os sonhadores dos conquistadores. Como disse Woody Allen: “90% of success is simply showing up” (90% do sucesso são simplesmente dar as caras). Porque 90% das pessoas desiste antes mesmo de começar.